2006/07/19

Inglês no 1º ciclo não é prioridade no Entroncamento

É com bastante apreensão que a Juventude Socialista do Entroncamento encara o futuro dos jovens na nossa cidade.
Mais uma vez, e seguindo uma linha que lhe é característica, o Presidente da Câmara do Entroncamento mostrou um total desinteresse pelos nossos jovens e pelos nossos cidadãos, em especial pelos nossos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

No passado dia 30 de Junho de 2006, no decorrer da Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara foi confrontado com um pedido de esclarecimento relativo ao estado do processo do inglês no primeiro ciclo por parte de um camarada nosso. Ao qual se recusou a responder na hora, remetendo para uma resposta por escrito.

Passados 20 dias continuamos sem uma resposta ao pedido. Será que o PSD pretende pensar neste assunto apenas quando o ano lectivo começar? Será que este ano vai ser como o ano passado, em que o inglês só existiu nas escolas porque a imprensa nacional publicou que o entroncamento era um dos poucos concelhos do pais que não ia ter inglês no 1º ciclo e assim sendo porque estávamos em ano de eleições e o calendário político exigia votos ele foi implementado?

Numa altura em que o nosso governo reforça o investimento na educação e na formação dos nossos jovens. Numa altura em que o Primeiro-Ministro José Sócrates afirma no debate sobre o estado da nação: “Mais qualificações, mais conhecimento, mais inteligência. É por aqui que vamos. Este é o nosso caminho. Não tenho dúvidas: esta é a aposta certa para o sucesso de Portugal”. Pensamos que não caberá ao Presidente da CME seguir um rumo contrário.

Tendo em conta que nada relativamente a este assunto foi abordado pelo executivo nas reuniões de câmara, e que até Setembro – o início das aulas está previsto para a primeira quinzena de Setembro – apenas existem mais duas reuniões, as de 7 e 28 de Agosto. A JS não poderia deixar de se questionar se será em duas reuniões em cima da hora que o futuro dos nossos alunos deve ser decidido.

É de extrema importância que as nossas crianças comecem o ano lectivo de forma eficaz, com o processo implementado e a funcionar correctamente. Começar tardiamente ou não começar não é nem deverá ser uma opção. A JS vê a educação dos nossos jovens como o pilar central da nossa cidade e da nossa sociedade. E assim sendo não podemos compactuar com o desinteresse com que o Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e o seu partido estão a conduzir todo este processo.

Sem comentários: