2008/01/06

O EXECUTIVO PSD OS SEUS MAUS NEGÓCIOS

O Partido Socialista sente a necessidade de começar o ano por chamar a atenção para mais um negócio desastroso em que a Câmara Municipal do Entroncamento liderada pelo executivo PSD se meteu.

Quando em 30 de Junho de 2007 a Assembleia Municipal votou favoravelmente a adesão à empresa das Águas do Centro, com os votos favoráveis da maioria PSD e os votos contra do PS, hipotecou a meu ver o futuro do fornecimento de água ao Entroncamento.

Com esta decisão abre-se caminho para que o tratamento dos esgotos domésticos, tal como o abastecimento de água em alta, ou seja desde a captação até aos depósitos, passe a ser garantido pelas Águas do Centro assegurando assim a empresa a parte mais rentável.

A Câmara continua a ser responsável pelas dezenas de metros de condutas que fazem a ligação dos esgotos entre as habitações e a estação de tratamento de águas residuais, assim como do abastecimento em baixa, dos depósitos até as casas, passando a adquirir a água à empresa, ficando assim com a parte menos rentável.

Ou seja, como acontece com os negócios do PSD, as empresas comem a carne e a Câmara rói os ossos.

Como contrapartida deste negócio, as águas do centro comprometeram-se a construir uma ETAR (estação de tratamento) que servirá o Entroncamento e a Barquinha, a construir uma estação elevatória para servir a ETAR e um reservatório de água na zona sul, com ligação ao reservatório do Casal do Grilo.

Já viram alguma coisa ... alguma obra?
Eu não!!!
Será que estão à espera da campanha eleitoral, das eleições de 2009?

Mas há mais...

Este negócio contempla a cedência por parte da Câmara de três captações de água, dos reservatórios do Casal do Grilo e das Vaginhas, das condutas de ligação entre a EPAL e o reservatório do Casal do Grilo e ainda de quase meio milhão de euros.

Bom negócio...?!? Só se for para as Águas do Centro.

Embora seja evidente, a pergunta impõe-se.
Quem é que vai pagar isto tudo?

Sou eu e você... Pelo menos a água já aumentou, e o aumento poderá chegar aos 50%. No caso do saneamento básico e da recolha do lixo, este aumento poderá chegar aos 130%.
Estamos perante um cenário escandaloso e que é necessário denunciar.

Afinal o que é que deveria ter sido feito?
Dever-se-ia ter aberto um concurso público, e então mediante as hipóteses escolher a melhor opção para o Entroncamento.

- Lamentamos o pouco rigor dos estudos feitos;
- Lamentamos a forma ligeira e descuidada como o processo;
- Lamentamos a enorme falta de sensibilidade social ao tomar decisões que irão agravar as dificuldades económicas das famílias.

No fundo mais do mesmo, a Câmara e o executivo PSD e os seus maus negócios.

Mário Gonçalves

Sem comentários: